Vagas Remanescentes SISU 2020: Datas, Lista de Espera

As vagas remanescentes SISU 2020 são uma nova chance para os candidatos que não conseguiram se classificar para a primeira chamada. Para buscar uma oportunidade e disputar as vagas remanescentes SISU 2020 é preciso se inscrever na lista de espera do programa.

Vagas Remanescentes SISU 2020

Vagas Remanescentes SISU 2020

Entenda o SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada SISU é um programa do Ministério da Educação (MEC) utilizado pelas universidades públicas  para fornecer vagas aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

✓ Veja a lista atualizada dos cursos mais procurados SISU 2020

A seleção acontece duas vezes no ano, sempre no início de cada semestre. E classifica, de acordo com as vagas disponíveis, os candidatos que obtiverem as melhores pontuações.

Todos os anos, o SISU beneficia milhares de estudantes possibilitando a graduação gratuita. A inscrição no programa não é paga e depende do login e senha criados durante o cadastro no ENEM.

As etapas do sistema são feitas via internet, no site oficial do SISU. Apenas a matrícula deve ser realizada presencialmente na universidade escolhida.


Vagas SISU 2020

Se inscrevem no processo seletivo todos aqueles que concluíram o Ensino Médio e participaram do ENEM no ano anterior ao de inscrição no SISU. Todos concorrem a uma das vagas SISU 2020.

No primeiro semestre ficam disponível cerca de 235 mil oportunidades, nas instituições públicas vinculadas ao sistema. O segundo semestre tem menos vagas, aproximadamente 57 mil.

A disputa é feita em ampla concorrência, quando não há prioridades. E em política de cotas, que por lei determina 2/3 das vagas por curso aos candidatos de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino, negros, pardos e indígenas.

O número de vagas está totalmente ligada as notas de corte. Estas que variam por curso e instituição, e são definidas com a média entre o número de inscritos e as vagas disponíveis. Quanto mais inscritos, as vagas diminuem e a nota de corte aumenta.


Vagas remanescentes SISU 2020

As vagas remanescentes SISU 2020 são destinadas aos candidatos que não se classificaram na primeira chamada. Já que não pontuaram o suficiente para conseguir classificação na convocação regular.

Quando inscritos os candidatos indicam duas opções de cursos e instituições, por ordem de preferência. Na lista de espera, eles têm a opção de tentar mais uma vez a disputa nesses dois cursos que foram escolhidos anteriormente.

As vagas remanescentes ficam disponíveis conforme os candidatos desistem de fazer a matrícula na instituição, ou surgem outras vagas na universidade devido o pouco número de inscritos ou disponibilidade da instituição.

✓ Conheça vagas disponíveis para SISU segundo semestre 2020

O número de vagas para a lista de espera varia, algumas universidades possuem mais infraestrutura que outras. É preciso estar atento ao calendário oficial para se inscrever dentro do período determinado.


Inscrição SISU 2020

A forma para fazer a inscrição SISU 2020 é por meio da lista de espera disponibilizada pelo SISU.

Os interessados têm cerca de 6 dias para se inscrever, e o período começa logo após a divulgação dos resultados.

A novidade de 2019 é a possibilidade de inscrição nas duas opções de cursos. No entanto, o passo a passo disponível ainda não conta com essa imagem, pois é recente.

Aprenda como se inscrever:

  • Insira os dados solicitados para ter acesso ao resultado;

  • Veja o resultado, e clique em ‘Lista de espera’.

Os convocados na lista de espera serão convocados diretamente pela universidade.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Vagas Remanescentes SISU 2020: Datas, Lista de Espera

Adicionar Comentário