Universidades Mais e Menos Concorridas no SISU 2020

Com a nota do ENEM em mãos é hora de saber o caminho que vai tomar. Tendo conhecimento das universidades mais e menos concorridas no SISU 2020 o candidato consegue ter uma ideia sobre nota de corte. Vale dizer que o ranking de universidades mais e menos concorridas no SISU 2020 não indicam o índice educacional da instituição. Por isso, é importante buscar informações sobre a estrutura acadêmica da universidade.

Universidades Mais e Menos Concorridas no SISU 2020

Universidades Mais e Menos Concorridas no SISU 2020

Entenda o SISU 2020

Duas vezes por ano, os jovens e adultos que participaram do ENEM 2020 na última edição têm a oportunidade de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O programa é uma iniciativa do Governo Federal com administração do Ministério da Educação (MEC). A ideia é fazer com que o público interessado em iniciar a educação superior consiga pelas vagas SISU 2020, ingresso em instituições públicas.

Entenda o SISU 2020

O SISU 2020 funciona como um filtro que seleciona os candidatos com as melhores pontuações, de acordo com a instituição, curso e número de inscritos para a mesma vaga.

No primeiro semestre do ano são mais de 235 mil oportunidades disponíveis, e no semestre seguinte mais de 57 mil. Durante a inscrição é possível concorrer para até dois cursos em universidades diferentes, aumentando as chances.


Como funciona a nota de corte SISU 2020 nas universidades

Quando se trata de universidades mais e menos concorridas 2020, automaticamente esse índice está ligado ao cálculo e definição da nota de cote. Todas as instituições produzem pontuações mínimas usadas como critério para a seleção de calouros.

A nota de corte SISU 2020 nas universidades depende do tipo de curso, turno, vagas e inscritos. É feita uma média entre o número de candidatos versus o número de oportunidades. Logo, quanto mais interessados, maior será a pontuação para desempate e aumenta a nota de corte SISU 2020.

Como funciona a nota de corte SISU 2020 nas universidades

O corte representa o mínimo a ser conquistado para estar entre os possíveis aprovados. Durante o processo de inscrição o próprio site do SISU vai atualizando os índices para que o candidato entenda sua colocação.

Por isso, cursos mais visados como a nota de corte SISU Medicina 2020, sempre é bem maior, pois muitas pessoas desejam as mesmas vagas. E tem mais, se a universidade também for o desejado de muitos a pontuação tende a crescer.

Além da disputa em ampla concorrência, por lei o sistema deve reservar uma parcela das vagas para os candidatos caracterizados como cotistas. Inscritos como negros, pardos, índios e candidatos de baixa renda.


Universidades mais e menos concorridas SISU 2020

Saber a avaliação do MEC sobre a universidade que você pretende ingressar é bem importante. Principalmente porque isso vai ter um peso significante no seu currículo.

No entanto, as universidades mais e menos concorridas SISU 2020 não representam obrigatoriamente as instituições que têm melhores e piores cursos. Existem outros pontos que levam uma universidade a ser ou não disputada.

Considere o estado, localização dentro do município, tamanho do campus, número de cursos oferecidos, tempo de fundação e custo benefício. De um modo geral, o ranking abaixo sobre a colocação das instituições mostra na ordem de mais para menos acirrada as universidades:

  1. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
  2. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco;
  3. UFC – Universidade Federal do Ceará;
  4. UFMA – Universidade Federal do Maranhão;
  5. UFG – Universidade Federal de Goiás;
  6. UFBA – Universidade Federal da Bahia;
  7. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  8. UFPB – Universidade Federal da Paraíba;
  9. UFF – Universidade Federal Fluminense;
  10. IFSP – Instituto Federal de São Paulo.

As informações são do portal Blog do ENEM que considerou a universidade com maior número de inscritos na edição de 2017. A UFMG registrou 171.825 interessados nas suas vagas.

Na edição de 2018 o ranking permaneceu o mesmo, mas o número de inscritos abaixou. A Universidade Federal de Minas Gerais continuou no primeiro lugar, mas com cerca de 20 mil candidatos a menos. Para ver mais detalhes sobre essas notas nas principais universidades, clique aqui!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Universidades Mais e Menos Concorridas no SISU 2020

Adicionar Comentário