Simulador SISU 2020: Descomplica, Geekie Games, Nota de Corte

Com o simulador SISU 2020 fica mais fácil descobrir se o sonho da graduação poderá ser conquistado. É que o simulador SISU 2020 utiliza como base a pontuação do candidato no ENEM, e considera a nota mínima exigida para o curso. Através dessa média é possível descobrir se foi possível a classificação.

Simulador SISU 2020

Simulador SISU 2020

Sobre o SISU 2020

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada – SISU é um programa federal em que instituições públicas de ensino oferecem vagas no ensino superior para aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

✓ Veja ainda como se inscrever nos cursos SISUTEC 2020

Duas vezes ao ano os interessados podem se inscrever nas vagas disponibilizadas, sempre com a pontuação do ENEM realizado no ano anterior ao de inscrição.

São aproximadamente 235 mil vagas para o primeiro semestre, e 57 mil para o segundo período do ano.

Todas as etapas que antecedem a realização da inscrição SISU 2020, resultado e matrícula são feitas no site oficial do programa.

Aqueles que não conseguirem uma vaga na chamada regular poderão se inscrever para a lista de espera, e concorrer a uma chance por meio das vagas remanescentes.


Notas de corte SISU 2020

Antes de inserir sua pontuação no simulador SISU 2020, o candidato precisa compreender como funcionam as notas de corte SISU 2020 e qual a importância que elas representam.

A pontuação de corte representa um mínimo a ser conquistado no ENEM para estar entre os possíveis aprovados.

Definido com base no número de vagas disponíveis para o curso e instituição, e o número de inscritos.

Como o critério de classificação é a nota do ENEM, quanto mais inscritos para aquela vaga, maior será a pontuação mínima para se classificar. O que acontece com cursos muito disputados, por exemplo, engenharias e direito.

A disputa ainda pode acontecer em ampla concorrência, ou em política de cotas. Por lei, 50% das vagas por curso devem ser destinadas aos candidatos oriundos da rede pública, negros, pardos, índios e declarados de baixa renda.


Simulador SISU 2020 oficial

Lançado em 2019, o simulador SISU 2020 oficial fica disponível para todo o público que deseja saber se conseguirá uma boa classificação na disputa pela vaga na universidade.

Além disso, com o auxílio dessa ferramenta, fica mais fácil saber qual será o seu resultado SISU 2020 e se programar melhor para o curso escolhido.

O programa pode ser baixado no próprio site do SISU, ou por esse link. O cálculo é feito com base nas informações:

  • Nota por conteúdo da prova;
  • Estado da universidade;
  • Curso;
  • Turno;
  • Modalidade de disputa.


Simulador SISU 2020 Geekie Games

Outros sites não oficiais permitem que seja feita a simulação. Um exemplo é o simulador SISU 2020 Geekie Games. Que calcula a nota do candidato de um modo geral, isto é, para todos os cursos disponíveis.

É necessário inserir a pontuação conquistada por conteúdo aplicado no ENEM. O acesso é por aqui. E o painel para inserção fica dessa forma:

O simulador é totalmente gratuito e pode ser acessado por qualquer aparelho com internet. Seja celular, tablet ou notebook.


Simulador SISU 2020 Descomplica

O simulador SISU 2020 Descomplica é mais uma ferramenta de um site privado que permite prever a conquista do candidato com base em sua nota do ENEM.

No entanto, embora gratuito, esse portal exige que os interessados realizem um cadastro. Seja inserindo e-mail e senha, ou fazendo login direto com os dados do Facebook.

Acesse por aqui. E clique na opção ‘Simular agora’.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Simulador SISU 2020: Descomplica, Geekie Games, Nota de Corte

Adicionar Comentário