Categorias: Inscrição

FIES 2020: Inscrições, Novas Regras e Aditamento, AQUI

A oportunidade de cursar o ensino superior está mais próxima do que imagina. Com o FIES 2020, os jovens e adultos podem usar sua nota do ENEM para solicitar o crédito pessoal. O FIES 2020 é válido duas vezes ao ano, no início de janeiro e junho. Saiba mais sobre como funciona esse programa!

FIES 2020

O que é o FIES 2020?

Oferecendo oportunidade de cursar o ensino superior em uma universidade privada, o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), beneficia milhares de pessoas todos os anos.

A ideia é que o sistema pague as mensalidades integrais do curso desejado, e depois da formatura o jovem comece a quitar seu débito. Estima-se que os contemplados tenham até catorze anos para o pagamento do saldo devedor.

Para se inscrever no FIES 2020 é necessário ter participado do ENEM a partir da edição de 2010. E conquistado pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, e mais que zero na redação.

✓ Acompanhe outros programas do Governo:

Além disso, existem exigências sobre o perfil socioeconômico do candidato. Por exemplo, comprovando renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa. Os candidatos são divididos em categorias, conforme sua renda.


Novas regras do FIES 2020

Nos últimos anos surgiram novas regras do FIES 2020, dividindo os candidatos por modalidades. Por semestre são pelo menos 155 mil vagas disponíveis.

Sendo que o candidato, conforme seu perfil, pode escolher entre as categorias:

  • FIES: destinado a pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Possibilita juros zero, e deve ser feito apenas em uma agência da Caixa Econômica Federal;
  • P-FIES: destinado a pessoas com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa. Deve ser feito em uma agência particular credenciada. Possui, pelo menos, 50% de vagas à mais que a outra modalidade.

Durante a inscrição é preciso informar um fiador. Uma pessoa que inclui a renda dela ao do candidato e garante que caso o jovem não tenha condições de arcar com a dívida, assumirá o saldo devedor.

Normalmente essa pessoa é o pai, mãe, avós ou parantes próximos. Quanto maior a renda do fiador, mais chances de conseguir a aprovação total do crédito em bancos privados.


Processo de seleção FIES 2020

No momento da inscrição, o candidato deve escolher qual modalidade vai participar e passa a concorrer dentro dessas preferências usando sua nota do ENEM. O processo de seleção FIES 2020 tem início nesse momento.

✓ Se inscreva em programas similares:

Também existe reserva de vagas para cotistas, pessoas declaradas negros, pardos, índios, baixa renda e oriundos da rede pública de ensino. Para a modalidade FIES a disputa é mais acirrada, pois são menos vagas disponíveis.

De acordo com sua pontuação na prova, o candidato passa a concorrer pelas vagas naquele curso e universidade que deseja. O critério para desempate considera as melhores notas, por isso é interessante ter bom desempenho no exame.

Dias após o fim das inscrições, o site do programa divulga a lista de candidatos que conseguiram a pré aprovação do crédito. O passo seguinte é comparecer até a universidade para levar documentos comprovatórios e depois ir até a agência bancária para dar continuidade ao financiamento.


Inscrições FIES 2020

O período para inscrições FIES 2020 são de em média 5 dias. Na primeira quinzena de janeiro e junho. Na ocasião, os candidatos preenchem uma ficha cadastral com todos os dados necessários para análise do sistema.

Incluindo, renda familiar e quantas pessoas compõem o grupo da família. Vale lembrar que esses membros são aqueles que vivem na mesma casa que o jovem, e dividem a renda diariamente com comida, saúde, impostos e etc.

Também será necessário escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. Veja como acessar o portal:

  • Agora, escolha a opção “Primeiro Acesso”;

  • Preencha os dados e dê início ao seu cadastro.


Aditamento FIES 2020

Depois do crédito ser contratado e o estudante iniciar sua formação, as responsabilidades com o programa não começam apenas com o início do pagamento. A cada semestre é necessário fazer o aditamento FIES 2020.

Esse processo significa atualizar os dados do aluno, comprovando que continua matriculado na universidade e está usando o crédito.

A maioria utiliza o site do FIES para fazer o aditamento, conforme calendário pré divulgado. Mas, também é possível comparecer no atendimento da universidade para realizar o procedimento.

Para os casos que houve qualquer mudança cadastral, principalmente relacionada ao fiador, há necessidade de comparecer até o banco para atualizar os dados. O aditamento é obrigatório, e sua não realização implica em cancelamento do crédito.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

FIES 2020: Inscrições, Novas Regras e Aditamento, AQUI
Compartilhe

Últimas Notícias

  • Inscrição

Educa Mais Brasil 2020: INSCRIÇÕES, Cursos e Bolsas 70%

Desde sua criação o Educa Mais Brasil 2020 tem ajudado milhares de estudantes a conseguirem a formação desejada. Embora não…

1 semana ago
  • Inscrição

Quero Bolsa 2020: Bolsas de até 70%, INSCRIÇÕES

O Quero Bolsa 2020 é hoje uma das principais empresas fornecedoras de descontos em diversos cursos. A boa notícia é…

4 dias ago
  • Universidades

Notas de Corte SISU UFBA 2020: Lista Completa de Cursos

A lista com as notas de corte SISU UFBA 2020 trazem informações muito importantes sobre a seleção na universidade. Para…

3 dias ago
  • Universidades

Notas de Corte SISU UFG 2020: Lista Completa de Cursos

A relação de notas de corte SISU UFG 2020 é postada pela própria universidade, assim que se encerra a primeira…

6 dias ago
  • Universidades

Notas de Corte SISU UFMA 2020: Lista Completa de Cursos

As notas de corte SISU UFMA 2020 funcionam como um parâmetro da pontuação do ENEM para conseguir a vaga que…

2 dias ago
  • Universidades

Notas de Corte SISU UFF 2020: Lista Completa de Cursos

A fim de iniciar sua vida acadêmica em uma universidade renomada, os interessados devem ter uma ideia sobre as notas…

4 dias ago