ENEM 2020 Inscrições: Inscrições, Edital, Provas, Gabarito

O ENEM 2020 inscrições soma mais de 5 milhões de participantes. Somente fazendo o ENEM 2020 inscrições e conquistando uma boa nota é que se torna possível conseguir uma vaga gratuita nas principais universidades. Por isso a prova é tão esperada, e os candidatos precisam de um bom preparo.

ENEM 2020 Inscrições

ENEM 2020 Inscrições

Entenda o ENEM 2020

Aplicado uma vez ao ano com supervisão do MEC e Inep, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova que avalia os estudantes que cursam esse período escolar.

✓ Conheça as notas de corte do SISU 2020

Aqueles que estão na 1° e 2° série do Ensino Médio participam do Exame apenas para autoavaliação, como treineiros. Os alunos que no ano da prova terminarão a 3° série podem utilizar a pontuação conquistada para uma vaga na universidade.

Além dos sistemas adotados por universidades privadas para selecionar os candidatos através do ENEM 2020. O Governo Federal também proporciona aos estudantes oportunidades gratuitas por meio de programas como:

  • SISU 2020 – processo seletivo para a distribuição de vagas das universidades públicas;
  • PROUNI – bolsas de estudos parciais ou integrais em universidade privadas;
  • FIES – financiamento de cursos de universidade privadas.


Provas ENEM 2020

Embora o Exame seja aplicado uma vez ao ano, os candidatos têm dois dias para a realização das provas ENEM 2020. Isso porque a avaliação é extensa e requer no mínimo 5h de realização.

✓ Entenda os detalhes das cotas SISU 2020

Normalmente a prova é aplicada em Novembro, em domingos consecutivos. Ao todo são 180 questões, em 4 provas objetivas com 45 questões cada. A divisão acontece dessa forma:

Primeiro dia:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Segundo dia:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Os portões dos locais de prova são fechados às 13h, enquanto que os Exames têm início às 13h30. No primeiro domingo os participantes podem ficar até às 19h na sala do vestibular. E para o segundo domingo até às 18h30.

O mais indicado é ler com atenção o edital do ENEM. No documento ficam descritas todas as principais informações sobre a prova, da sua estrutura ao processo de correção.


Inscrição ENEM 2020

Seguindo o calendário oficial os participantes têm apenas as datas indicadas para fazer a inscrição ENEM 2020. Depois disso a página é expirada e não é mais possível se cadastrar.

As inscrição são totalmente online, na Página do Participante criada pelo Inep. Os candidatos devem pagar uma taxa de cadastro no valor de R$82. Cabe pedido de isenção, que deve ser feito antes mesmo do período de inscrição.

Aprenda como se inscrever na prova do ENEM:

  • Insira o seu CPF e data de nascimento que servirão como login e senha;

  • Preencha ao cadastro, com informações pessoais, escolha da língua estrangeira e cidade de prova.

Lembre-se de informar um número de celular e e-mail válidos. Pois serão esses os canais que o Inep vai utilizar para entrar em contato com o participante, em caso de recuperação de senha e etc.


Resultados ENEM 2020

A nota conquista no Exame representa o futuro de muitos jovens e adultos. Por isso, quando os resultado ENEM 2020 são divulgados, o portal costuma ficar congestionado devido ao alto número de acesso.

Não existe uma nota ideal, a pontuação mínima varia de acordo com o curso e universidade que o estudante pretende disputar uma vaga. O ideal é pontuar mais que 450 nos conteúdos. E obrigatoriamente mais que 0 na redação.

A consulta dos resultados e gabaritos ENEM 2020 acontece na Página dos Participante. Na ocasião será necessário inserir login e senha anteriormente criados.

O gabarito também pode ser consultado no site de informações do ENEM. Em até dois dias após a última fase do Exame.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.86
Total de Votos: 7

ENEM 2020 Inscrições: Inscrições, Edital, Provas, Gabarito

Adicionar Comentário