Cursos Mais Procurados SISU 2020: Veja quais são!!!

Você sabe quais são os cursos mais procurados SISU 2020? Normalmente, são aqueles que possuem mais evidência no mercado de trabalho, possibilitam um bom salário e estabilidade profissional. Os cursos mais procurados SISU 2020 podem variar por região, mas tem aqueles que predominam em todo o país.

Cursos Mais Procurados SISU 2020

Cursos Mais Procurados SISU 2020

SISU 2020

Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa federal em que as universidades públicas oferecem vagas aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

✓ Confira também quem pode se inscrever no PROUNI 2020

O programa funciona como um processo seletivo, analisando as notas conquistadas pelos candidatos e convocando aqueles que se destacaram com as suas pontuações.

O sistema é aplicado duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. E para se inscrever no SISU 2020 é preciso ter participado do ENEM no ano anterior, isto é, em 2019.

Apenas a matrícula dos convocados é feita de forma presencial. Todos as etapas que a antecedem são virtuais, diretamente pelo site oficial do SISU. E necessitam do login e senha criados durante a inscrição no ENEM.


Notas de corte SISU 2020

As notas de corte SISU 2020 estão inteiramente ligadas aos cursos mais procurados SISU 2020. Entenda o por quê.

A nota de corte simboliza uma pontuação mínima a ser conquistada para estar entre os possíveis aprovados. Isto é, quem obtiver pontos superiores ao mínimo estará classificado. E por outro lado, os que pontuarem menos não se classificarão.

No entanto, o próprio SISU esclarece que essas notas funcionam apenas para monitoramento da inscrição do candidato, e não podem ser levadas “à risca”, já que variam constantemente.

Para defini-las é tido como base o número de vagas para o curso em determinada instituição, e o número de inscritos para o preenchimento dessas vagas.

Como o critério de seleção é a pontuação no ENEM, quanto mais inscritos, mais concorrida fica essa vaga e a nota de corte é maior. O que acontece, por exemplo, com cursos como medicina, direito, arquitetura.


Vagas SISU 2020

Para continuar entendendo a disputa por cursos mais procurados SISU 2020, é interessante saber como funciona a distribuição de vagas, a partir das inscrições SISU 2020.

O processo acontece duas vezes ao ano, e o número de oportunidades varia. No primeiro semestre o MEC disponibiliza, de um modo geral,  cerca de 235 mil vagas. O semestre seguinte são menos oportunidades, aproximadamente 57 mil.

Os candidatos concorrem em ampla concorrência, para quem não tem atendimento priorizado. E em política de cotas.

Por lei, 2/3 das vagas do SISU, por curso, devem ser destinadas aos candidatos de baixa renda, oriundos da rede pública, negros, pardos e indígenas. As modalidades de disputa possuem notas de corte diferentes.


Cursos mais procurados SISU 2020

Dentro das vagas disponibilizadas, existem alguns cursos mais procurados SISU 2020. Pois, como foi dito anteriormente, possuem mais chance de estabilidade profissional e financeira.

Os dados da mais recente edição do SISU ainda não foram atualizados. Segundo informações sobre o ano de 2018, os cursos que obtiverem o maior número de inscritos foram:

  1. Medicina;
  2. Direito;
  3. Administração;
  4. Enfermagem;
  5. Pedagogia;
  6. Psicologia;
  7. Educação Física;
  8. Medicina Veterinária;
  9. Engenharia Civil;
  10. Ciências contábeis.

Essas são informações do site Mundo Educação do portal Uol. E vale lembrar que cursos mais procurados não representam os cursos mais disputados.

Embora tenham um grande número de inscritos não significa que as notas de corte sejam altas, pois as vagas podem ser bem distribuídas.

No momento da inscrição no SISU o candidato pode escolher 2 opções de cursos e instituição, por ordem de preferência.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Cursos Mais Procurados SISU 2020: Veja quais são!!!

Adicionar Comentário