Como Funciona o SISU 2020: INSCRIÇÕES (Sobre o Programa)

Entender como funciona o SISU 2020 auxilia o estudante na sua preparação para o processo seletivo. Milhares de brasileiro se inscrevem no programa, mas a maioria participa pela primeira vez. Por isso a importância de saber como funciona o SISU 2020.

Como Funciona o SISU 2020

Como Funciona o SISU 2020

Como funciona o SISU 2020?

O Sistema de Seleção Unificada – SISU foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como propósito a concessão de bolsas de estudos em universidades públicas.

As oportunidades são divididas conforme cada curso e instituição. E o critério de classificação dos candidatos é a nota conquistada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior ao de inscrição no SISU.

✓ Inscreva-se nas vagas do SISUTEC 2020

Anualmente são milhares de inscritos no programa, com isso as vagas se tornam mais acirradas.

Todos os participantes realizam etapas online no site oficial. A seleção é constituída em 3 partes:

  1. Inscrição SISU;
  2. Resultados SISU;
  3. Matrícula SISU.

Apenas a matrícula é presencial, diretamente na universidade pretendida. Entre essas fases ainda há a possibilidade de inscrição na lista de espera, quando o candidato não foi convocado na primeira chamada.


Quem pode se inscrever no SISU 2020?

Ainda para entender como funciona o SISU 2020, os estudantes precisam estar atentos as regras sobre quem pode se inscrever no SISU 2020.

As exigências preveem que podem se candidatar as vagas aqueles que:

  • Realizaram o Enem no ano anterior ao de inscrição (2019);
  • Obtiveram no Exame nota superior a 0 na redação;
  • Concluíram o Ensino Médio no ano anterior ao de inscrição no programa.

Vale lembrar que o sistema de cotas SISU 2020 reserva parte de suas vagas para pessoas declaradas negras, pardas e indígenas.

E estudantes oriundos da rede pública de ensino, ou bolsistas da rede particular.


Calendário SISU 2020

O calendário SISU 2020 é muito importante para o bom funcionamento do programa. É divulgado em seus site oficial as datas de cada etapa da seleção. Os candidatos precisam seguir rigorosamente todos este períodos. 

  • 22/01 a 25/01: período de inscrição; 
  • 28/01: resultado da chamada regular; 
  • 28/01 a 04/02: período de inscrição na lista de espera; 
  • 30/01 a 04/02: matrícula dos convocadas na primeira chamada; 
  • 07/02: convocação dos candidatos selecionados na lista de espera. 

Inscrição SISU 2020

Seguindo o calendário antecipadamente estabelecido, os candidatos devem realizar a sua inscrição SISU 2020 dentro do prazo estipulado. Utilizando o login e senha criados no site do ENEM.

Automaticamente o sistema fará a relação de notas de cada candidato. E este poderá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso e instituição para disputar uma vaga. O cadastro é gratuito. Veja como fazer:

  • Acesse o portal do SISU 2020 e clique na opção ‘Fazer inscrição’;
  • Insira o login e senha criados para a inscrição no ENEM;

  • Preencha a ficha indicando quais suas preferências para cursos e instituições.


Novas regras SISU 2020

As novidades SISU 2020 que refletem no modo como funciona o SISU 2020 começaram a ser válidas na edição anterior, em 2019.

  • O candidato que for selecionado na chamada regular não poderá se inscrever na lista de espera para 1° ou 2° opção de curso;
  • O candidato não selecionado poderá se inscrever na lista de espera em qualquer das opções que foram informadas no período de inscrição.

Desta forma, as chances de conseguir uma nova oportunidade se tornam maior, já que o número de concorrentes diminuí e as opções de curso aumentam.

Outra novidade é o simulador SISU, que permite ao candidato simular a sua aprovação no processo com base nas notas de corte do ano anterior, e com as pontuações conquistadas pelo candidato. Além de filtrar por estado, curso e etc.


Sistema de seleção SISU 2020

Os candidatos passam pelo sistema de seleção SISU 2020 que constituí na classificação dos inscritos utilizando como base a nota conquistada no ENEM. São convocados aqueles que pontuarem dentro da nota de corte do curso. 

A nota de corte é a pontuação mínima a ser conquistada para estar entre os possíveis classificados. Esta nota é definida com base na média entre as vagas por curso e o número de inscritos.

Quanto maior o interesse por aquele curso as vagas diminuem, e por consequência a nota de corte aumenta. Como por exemplo para medicina e direito. 

Ainda sobre o funcionamento da seleção dos candidatos, o sistema de cotas SISU 2020 constituí na seguinte reserva de vagas por instituição de ensino:

  • 50% das vagas oriundos da rede pública de ensino;
  • 50% das vagas aos candidatos com renda familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa;
  • Demais vagas aos candidatos negros, pardos, indígenas ou pessoa com deficiência.

No momento da inscrição o candidato indica se deseja concorrer a uma vaga em ampla concorrência ou para lei de cotas.  

Resultado SISU 2020

É importante lembrar que para chegar até o resultado SISU 2020 o sistema seleciona ou reprova cada candidato com base na sua nota do ENEM.

Automaticamente, aqueles que obtiverem pontuações maiores terão mais chances de aprovação.

✓ Veja ainda como funciona a Lista de Espera SISU 2020

O resultado será postado na página do SISU, e após a convocação o estudante tem poucos dias para realizar sua matrícula. Por isso é necessário estar atento ao calendário.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Como Funciona o SISU 2020: INSCRIÇÕES (Sobre o Programa)

Adicionar Comentário